Causas da Estria, várias são as causas de estrias e se engana quem pensa que são só mulheres grávidas e gordinhas que pegam, até quem faz exercício está propenso.

Causas da Estria

Não existe uma única causa para a formação das estrias, são vários fatores que fazem com que elas apareçam entre eles a obesidade, crescimento muito rápido, hereditariedade, alterações hormonais e também a gravidez. Quando o aparecimento delas ocorre pela produção hormonal, geralmente os grupos de risco são mulheres grávidas e adolescentes, já que têm a produção de estrógeno bem maior do que o restante das pessoas, a situação se agrava se a gravidez ocorre na puberdade, devido à produção desses hormônios mais o estiramento da pele, nesse caso as estrias são quase inevitáveis e exigem cuidados redobrados.

Outro fator que causa a estria é o uso de alguns medicamentos que alteram a hidratação da pele, como os corticóides, já que aumentam a retenção de líquidos, o que ocasiona a formação de edemas que, por sua vez, diminuem a elasticidade da pele tornando-a mais vulnerável ao estiramento das fibras elásticas. A predisposição genética também é um fator causador de estrias, já que se trata de uma doença hereditária, procure saber se sua mãe ou avó tiveram se sim as chances são grandes de você ter também.

Também não é raro ver praticantes de atividades físicas com estrias pelo corpo, a principal causa do aparecimento nesse caso, é a má alimentação aliada à intensidade muito grande de exercícios para ganhar massa muscular. Em atletas o mais comum é o aparecimento da estria vermelha, principalmente nos que recém iniciaram as atividades, já é considerada a fase inicial na qual ocorre a vasodilatação, isto é, os vasos se dilatam devido ao rápido crescimento dos músculos. A estria vermelha é conhecida por algumas pessoas também como estria roxa.

As mulheres grávidas são muito propensas a terem estrias na barriga exatamente pelos mesmos motivos das pessoas que praticam atividades físicas exageradas, só que no caso delas, isso acontece pelo rápido crescimento da região abdominal, quem sofre com as estrias nessa região também são pessoas obesas, já que as fibras elásticas se rompem com mais facilidade. O mesmo processo acontece com quem tem estria no braço ou estria nas costas, pois os vasos se rompem pelo estiramento causado pelo excesso de exercícios ou de gordura no local.

Mas tudo isso não é motivo para alarde, estria sai com alguns tratamentos recomendados por dermatologistas ou em último caso com um procedimento cirúrgico, em geral os tratamentos não são muito baratos, por isso se cuidar ainda é o melhor remédio.

Estrias Tratamentos

Site meramente informativo, não comercializamos nenhum tipo de tratamento. Não temos relação ou responsabilidade sobre qualquer empresa citada, as informações aqui contidas foram retiradas de fontes disponíveis na internet.